NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Desconstrutivismo


Uma teoria formulada por Jacques Derrida, que foi um dos ícones da Abordagem Pós-Modernista. Para Derrida, a teoria da desconstrução consiste em desfazer o texto a partir do modo como este foi organizado originalmente. Assim, aparecem significados que o autor escondeu a princípio. Náo se trata de destruir o significado dado pelo autor, mas de buscar uma pluralidade de discursos e de interpretações possíveis. O discurso e o conhecimento necessitam ser construídos de forma diferenciada. O autor pós-moderno localiza suas interpretações na estruturação e lógica dos textos, por serem estes as fontes primárias dos discursos políticos, sociais e culturais. Também, é através dos textos que os atores sociais transmitem suas idéias, como reflexo de seus pensamentos.
 
cito: 

"A Desconstrução

Um dos seus postulados mais polêmicos e originais é conhecido como "desconstrutivismo". Em textos como Escritura e Diferença e Pensar a Desconstrução, Derrida desenha uma realidade estrutural movediça, isto é, que não requer garantias metafísicas ou critérios fixos para impor-se como realidade, que permanece paradoxalmente insubordinada à tentativa de sua apreensão pelo pensamento, enquanto se estende para este próprio pensamento. Este "ser e não ser" das coisas implica num processo permanente de atravessamentos e mudanças chamados de descontrução."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...