NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Armas dos Legionários.


LEANDRO CLAUDIR

Gladius: espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60 cm, mais larga na extremidade. Arma de perfuração e corte comumente feita de ferro ou bronze. Era capaz de perfurar a maior parte das armaduras.  Podia ser arremessada graças à peça esférica em seu cabo, que balancearia a arma, o que a torna a única espada arremessável de que se tem notícia.
Pugius: era uma adaga de dois gumes com em media 27 centímetros (A adaga - Conhecida por ser um equipamento que causa desastres a curto alcance. A adaga é bastante poderosa tem dois gumes e geralmente há uma profundidade no fio assim quando ela penetrar na pele vai entrar ar e se alcançar um vaso sanguíneo não há escape), comumente de ferro ou bronze, com o punho às vezes feito de madeira dura.
Scutum: havia o Escudo longo (cobria todo o corpo do legionário) com 1,10 metros de comprimento e 70 centímetros de largura  e o Escudo curto, ambos retangulares e côncavos. Os primeiros escudos romanos eram arredondados e se chamavam Clípeos. A infantaria leve e a cavalaria usava um estudo mais leve e pequeno chamado Parma que media 90 cm de diâmetro. Em geral os escudos eram feitos com tiras de madeira unidas com cola e cobertas com tecido de linho e couro e por último recebiam uma estrutura de ferro ou bronze.
Pilum: Dardo pesado, arremessado a curta distância e de grande impacto. Composta de uma parte de ferro, mais fina e pontiaguda, e outra de madeira, maior e mais pesada. Tinha 2 metros de comprimento e pesada entre 2 e 5 quilos.
Hasta: Dardo leve, não era usado para arremessar, mas para empurrar e perfurar. Tinha em torno de 2 metros e era feita com uma empunhadura de madeira e uma ponta de ferro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...