NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


sábado, 13 de fevereiro de 2016

CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS SUBJACENTES AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM



INATISMO – As possibilidades de aprender, de descobrir, de compreender são inerentes ao homem desde o nascimento.
                       A maneira de agir, sentir e interagir já está praticamente pronta desde a concepção, sendo que poucas mudanças nesse potencial deverão ocorrer ao longo da vida da pessoa.
                                             S      →      O

O sujeito aproxima-se do objeto de conhecimento físico e social e o apreende com seus próprios meios. O desenvolvimento do conhecimento humano não depende de ações exteriores, pois tais ações apenas facilitam a emergência de conhecimentos e qualidades presentes na pessoa.

PEDAGOGIA – atenção às motivações, necessidades, interesses e aos momentos específicos de desenvolvimento dos alunos, considerando processos auto-avaliativos.

Ex. Pedagogia Não Diretiva – Humanismo de Carl Rogers




AMBIENTALISMO – O homem, ao nascer, é uma espécie de tábula rasa, pois desenvolve seus conhecimentos, características e valores a partir e em decorrência daquilo que está presente ou disponível no meio físico e social em que vive. Assim, a experiência é o meio através do qual o homem aproxima-se do conhecimento e constitui sua forma de ser, sentir e agir.

                                                   S          ←        O

O objeto é dado a priori, apresentando-se com suas características ao sujeito que, diante dele, reage de formas que podem ser previstas e controladas. As reações deste são observáveis e passíveis de mensuração. Fatores internos não são negados, mas considerados desnecessários para explicar a aprendizagem e o desenvolvimento humano.

PEDAGOGIA – possibilidade de extinguir ou diminuir comportamentos considerados inadequados  e de reforçar comportamentos desejáveis, desde que certos estímulos sejam propostos e/ou outros sejam retirados do ambiente.

Ex.: PEDAGOGIA DIRETIVA – Ciência do Comportamento de Skinner


INTERACIONISMO – Existe uma relação entre o sujeito e o objeto, de modo que um constitui o outro. O sujeito, ao interagir com o meio físico e social, busca explicá-lo. Fatores maturacionais e os advindos do meio são fundamentais para o desenvolvimento humano. As possibilidades de aprender, compreender, descobrir, sentir são ampliadas ao longo da vida do sujeito, em função e em decorrência das interações que ele estabelece com o meio e com sua cultura.


                                                       S            ↔               O


Um sujeito que interage com o objeto de conhecimento, com outro sujeito e com o ambiente físico modifica a si mesmo, ao outro e ao meio físico, alterando também o conhecimento que tem de si, do outro e do meio físico.

PEDAGOGIA – Importância da cultura vigente, da aprendizagem que se realiza nas interações, da construção e reconstrução do conhecimento, da participação e responsabilidade construída na cooperação.

Ex.: Epistemologia Genética de Jean Piaget; sociointeracionismo de Wallon; abordagem histórico-cultural de Vygotsky.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...