NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Código de Ética do Jornalista por Plínio Salgado


I - Não escrevas sem conheceres o assunto de que tratas.
II - Faze do jornal um órgão ativo de educação e criação; e jamais um órgão passivo, escravizado às massas.
III - Respeita o teu leitor; ele confia na tua informação; sê verdadeiro e justo.
IV - O século 19 foi o século do jornal disponível, a praça, onde se erguiam as vozes de todas as opiniões; mas este século cheio de angústias, é o século do jornal doutrinário, porque o povo quer se orientar.
V - Uma grande manchete escandalosa pode render mais alguns níqueis no balcão, mas pode custar o preço da dignidade de um jornal.
VI - Pensa três dias antes de publicares um ataque pessoal; ao fim de três dias, mesmo quando esse ataque for considerado justo, substitue, se puderes, esse artigo por uma página doutrinária.
VII - Risca do teu dicionário toda palavra caluniosa, injuriosa, imoral, grosseira; é uma questão de higiene e de decência, de nobreza e de estética.
VIII - Eleva-te; verás melhor e todos te verão melhor
IX -  Quando tratares de fatos concretos, pergunta-te: - tenho provas?
X - Sempre que tratares de uma questão técnico-especializada, em que não sejas profundo, não te entregues ao critério de um único especialista; muitos jornais honestos adquiriram injusta fama de venalidade porque seus diretores não tiveram essa preocupação.
XI - Cuidado com os amigos, mais do que do que com os inimigos; estes já os conheces, mas aqueles podem, até mesmo de boa fé, servir a interesses desconhecidos ou inconfessáveis.
XII - Defende e prestigia a tua classe; sê solidário com os teus colegas; e ao teu próprio adversário. Se ele é digno, rende-lhe as homenagens nos limites da tua dignidade socorrendo-o nos momentos que se tornar necessário o teu concurso.
XIII - Não disfarces com a neutralidade da matéria paga qualquer publicação que contrarie a orientação do teu jornal.
XIV - Lembra-te de que o teu jornal tem ingresso nas casas das famílias brasileiras, evita tudo que puder ofender a dignidade de olhos e ouvidos cristãos.
XV - Não acredites que a mentira possa prestar serviços à tua causa; a verdade pode não conseguir as primeiras vitórias, porém, a última sempre lhe pertence.
XVI - É uma injúria ao povo e um grande erro dizer que um jornal precisa descer de nível para que o público o compreenda; crê nas poderosas intuições do povo e estimula nele a consciência do seu valor, em vez de deprimi-la.
XVII - Evita a exploração do sensacionalismo; além de constituir um comércio da desgraça alheia é um incentivo pernicioso aos espíritos fracos.
XVIII - Realiza a independência financeira do teu jornal; a imoralidade da redação procede sempre da penúria da gerência.
XIX - Defende a liberdade da imprensa, mas não confundas liberdade com o direito de calúnia, de injúria, de mentira e de venalidade.
XX - Escreve como se escrevesses com o teu próprio sangue, à luz de tua própria alma.
XXI - Quando te sentares à tua mesa, para escrever aos teus concidadãos, lembra-te que toda a tua dignidade profissional decorre de estares em função dos superiores interesses nacionais.
Retirado de: Salgado, Plínio. Reconstrução do Homem (Código de Ética do Jornalista - 1935). Rio de Janeiro: Livraria Clássica Brasileira S. A..




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...