NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A CIVILIZAÇÃO CHAVIN



 Henri Favre

Os arqueólogos pouco a pouco nos revelam toda a complexidade deste passado andino, na alternância de suas grandes épocas de unidade com períodos não menos brilhantes de diversificação regional.

Há mais de 14 mil anos, pequenos grupos nômades percorriam a costa central do Peru, em busca de frutas, raízes e caça, deixando como testemunho de sua passagem apenas raspadeiras e buris (culturas da Zona Vermelha e de Oquendo), assim como algumas armas de mão (cultura Chivateros) grosseiramente obtidas por percussão.

Após o recuo das grandes geleiras andinas e a consequente desertificação do litoral, esses caçadores e coletores fixaram-se na embocadura dos rios que desciam do flanco ocidental da cordilheira. O esgotamento dos recursos vegetais e animais do meio natural, atingido pela aridez, levou-os a explorar os produtos oceânicos e a se dedicar às primeiras experiências agrícolas. Por volta de 3.500 a.C, nas pequenas aldeias de pescadores, como Chilca e Paracas especialmente, plantavam-se abóbora, vagem e algodão.

As pequenas coletividades interioranas, tais como as que se abrigavam desde o VIII milênio nas cavernas dos altos Andes, no Centro e Sul do Peru, desenvolvem por essa mesma época o cultivo da pimenta, do amaranto, da quinoa e de diversas espécies de cucurbitáceas, após terem domesticado a cobaia e a lhama, entre 4500 e 4000 a.C. À variedade cada vez mais extensa de espécies cultivadas, cedo se acrescentou o milho, cuja presença foi detectada na região de Ayacucho desde o III milênio, e que se difundiu pela planície a partir de Huarmey, em 2500 a.C. A difusão dessa planta rica em elementos nutritivos, cuja produtividade se intensificou por seleção e hibridação, reduziu progressivamente a importância da caça, da pesca e da coleta, tanto no litoral como no interior montanhoso, onde a agricultura adquiriu posição preponderante entre as atividades de subsistência. No início do II milênio, a cerâmica apareceu quase simultaneamente nas regiões situadas entre Lima e Casma, e em Kotosh.

De qualquer modo, a construção de grandes edifícios religiosos em pedra sobre o planalto, como o templo das Mãos Cruzadas, em Kotosh (1500 a.C.), supõe um desenvolvimento socioeconômico pelo menos igual àquele que permitiu, aproximadamente na mesma época, a edificação das primeiras pirâmides em tijolos secos de La Florida e de Rio Seco (1800 a.C.) no litoral.

O advento da agricultura acarretou transformações profundas e brutais na existência e no modo de vida dos grupos sociais, afetando a demografia com uma súbita expansão, após milênios de relativa estagnação. Os povoados, com efeito, murtiplicaram-se e aumentaram em dimensões. Novos povoamentos, alguns dos quais se apresentavam como grandes aldeias de mil habitantes, gravitavam em torno dos centros cerimoniais, dominados por uma elite sacerdotal e formados por terraços, pirâmides e templos.

A civilização Chavin (por referência a Chavin de Huantar, no Callejón de Huaylas), que perdurou durante todo o I milênio, parece ter sido produto da influência de um desses centros. Ela correspondia a uma das variedades de cultura local identificada por um estilo artístico associado a um novo culto que se difundiu, provavelmente, pelos Andes inteiros. A imagem do jaguar ou do puma, em torno da qual se cristalizava esse culto, expandiu-se muito rapidamente a partir de 900 a.C, desde Pichiche, no norte, até Ocucaje, no sul, sem dúvida mediante proselitismo. Ela aparece, com graus diversos de estilização, gravada em pedra, modelada em argila, pintada sobre construções ou impressa em lâminas de ouro, em lugares separados entre si por várias centenas de quilômetros.

Apesar da distância e dos obstáculos do relevo que as isolavam, as novas sociedades agrárias adquiriram, sob a direção dos sacerdotes de Chavin, uma unidade pelo menos ideológica que conservaram durante muitos séculos e que selou definitivamente sua comunidade e seu destino.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...