NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Civilizações africanas

               
Reino de Cuxe- Ao sul do Egito, localizava-se a Núbia. Embora fosse banhada pelo rio Nilo, essa região era bastante árida e seu povo precisou criar sistemas de irrigação que facilitaram a criação de gado e o cultivo da cevada, trigo, sorgo, lentilhas, pepino, melão, tâmaras. Por volta de 2000 a.C. lá se formou o reino de Cuxe, que manteve intensa atividade comercial: caravanas chegavam pelo deserto carregadas de mercadorias da Ásia e das regiões próximas ao mar Mediterrâneo; pelo rio Nilo, os comerciantes cuxitas levavam e traziam produtos do Norte e do sul da África, como peles de animais, marfim, madeiras, ouro. As principais cidades do reino de Cuxe foram Querma, Napata e Méroe.

Reino de Axum- O Reino de Axum desenvolveu-se na região localizada abaixo do Egito, onde atualmente está a Etiópia. A cidade de Axum já existia desde a Antiguidade e há relatos de outros povos sobre sua existência que datam de 1000 a.c.  Mas essa cidade só conseguiu expandir seu território e seu domínio a partir do século III d.C., sobretudo quando conquistou vastos territórios ao longo das margens do Mar Vermelho, tando do lado da Península Arábica quanto do lado africano.

Garamantes e Berbares- Os berberes são povos que vivem na região norte da África, principalmente no atual Marrocos e Argélia (áreas compostas pelo deserto do Saara). Falam a língua berbere de origem afro-asiática. São considerados os povos mais antigos do continente africano. A grande maioria dos berberes segue a religião muçulmana.
Os garamantes (possivelmente do berbere "igherman", com o significado de "cidades") foram um povo do deserto do Saara que empregou um elaborado sistema subterrâneo de irrigação, e fundou um próspero reino berbere na região de Fezã, atuais Tunísia e Líbia. Constituíram-se ao poder regional entre 500 a.C.e 700 d.C.

Bantos- Os Bantos constituem um grupo localizado principalmente na África subsaariana e que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes. A unidade desse grupo, contudo, aparece de maneira mais clara no âmbito linguístico, uma vez que essas centenas de grupos e subgrupos têm, como língua materna, uma língua da família banta. 

Nok- era uma civilização existente no norte da Nigéria que, no século V a.C. dominava a metalurgia. O seu extenso legado constitui aquilo que se chama a Cultura Nok. Por razões desconhecidas, esta cultura desvaneceu-se por volta do século II ou III da nossa era.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...