***PERÍODO OPERATÓRIO
CONCRETO: segundo
Piaget é um período de grandes transformações cognitivas. Inicia-se com o
surgimento das operações concretas e concluísse com o surgimento das operações
formais. Piaget chama de “operações” o conjunto de regras, de estratégias, ou
de esquemas internos, abstratos e poderosos (Características: reversibilidade
operatória --- > ação interiorizada e reversível, adição, subtração,
multiplicação, ordenação seriada, descentração Reciprocidade, conservação
(massa, peso, volume), compreensão dos estados e transformações, sentimento de
necessidade-à A
Lógica é necessária, e outros que a criança descobre, elabora e reelabora para
o exame do mundo ou para a sua interação com ele. Piaget diz em torno dos 7
anos o pensamento da criança torna-se lógico. Inicialmente está lógica é
aplicada a problemas que existem, problemas concretos. Depois transformam-se em
operações mentais. Processos desenvolvidos dentro de um contexto real de
interações que o sujeito experimenta. Concretoà
síntese cognitiva de real e do abstrato. Ex. Julgamento moral a partir da
compreensão dos conteúdos das leis. Construção de regras, mediantes a
cooperação, combinação, obedecer regras sobre acordo comum. Crianças do Operatório Concreto gostam muito de
brincar com o corpo, piadas, matemática, palavras cruzadas. Fazer relação com
coisas relativas a vida (zoológico, histórias do bairro e escola. Relacionar
com coisas que estamos vivendo. Isso tudo se da pela CONSERVAÇÃO.
OBS.
Memorização com significadoàEducação
para aprendizado. Memorização Pura e
Simplesmente do que o professor falaàDecorar.
Uma
criança que atingiu o estágio Operatório Concreto Entende a lógica das coisas.
Deve haver a experiência (prática). No contexto real de interações. Piaget distingue três características
básicas da inteligência operatória: a descentração,
a conservação e a reversibilidade.
DESCENTRAÇÃO: capacidade
de poder seguir as transformações sucessivas da realidade através de todos os
caminhos e rodeios possíveis, e coordenar os diferentes pontos de vista. A
criança tem consciência e compreensão das relações que se estabelecem entre os
diferentes passos de uma transformação. Tem uma compreensão funcional. Na etapa
anterior cada passo é percebido de forma independente. Agora ele é percebido no
seu todo, ou seja, no que aconteceu, como e porque, compreendendo as razões das
mudanças. Esta compreensão aplica-se também aos sentimentos. A criança passa a
compreender as razões de mudanças nos estados afetivos dos outros. Isto tem
profundo significado nas suas relações sociais.
REVERSIBILIDADE: Piaget
acredita ser a reversibilidade a noção mais critica a ser adquirida. Ressalta
que o conceito de reversibilidade é básico para o entendimento do processo de
construção da inteligência. Torna o pensamento móvel e dinâmico. Ou seja,
permite compreender que as operações mentais e as ações físicas podem ser
invertidas ou revertidas (possibilidade de ir e vir). Por exemplo: que a
salsicha de argila pode voltar a ser uma bola;
que a água colocada no copo mais alto pode retornar ao copo mais baixo e
permanecer com a mesma quantidade. Implica capacidade de retroceder e de
avançar no pensamento sobre as relações. A característica das operações
concretas é poder desenvolver-se de maneira reversível por inversão – capacidade de reverter mentalmente as operações. A
criança operatória concreta procura nas “leis” de compensação” explicações para
fenômenos ou transformações realizadas. Por exemplo, diz que no copo mais alto
entrou a mesma água porque a altura compensa a largura do copo inicial. A reversibilidade leva o sujeito a
compreender operações lógicas abstratas como “se A é maior do que B, B é menor
do que A”, ou compreender hierarquias de classes como cachorro e animal, rosas
e flores.
CONSERVAÇÃO: é a possiblidade
que existe de algo se conservar apesar das transformações que possa sofrer. É a
compreensão de invariantes, ou seja, de que, nas transformações, algumas coisas
não se modificam, permanecem. “Envolve a compreensão de que, se nada é
acrescentado ou tirado de um objeto, esse objeto permanece o mesmo embora possa
sofrer mudanças na aparência”. Se transformamos um objeto em uma forma (bolas e
salcichas) algo muda e algo permanece. A
noção de conservação de Piaget é um dos indícios mais claros de
agrupamento das ações em sistemas organizados, ou seja, um dos indícios mais
claros da passagem da intuição à operação (pré-operatório ao estágio operatório
concreto). “As capacidades descritas anteriormente de descentração, de
acompanhar transformações, de reverter operações por inversão e por
reciprocidade são todas necessárias para o desenvolvimento das capacidades de
conservação e para o progresso do raciocínio”. A criança inicia, normalmente, a
noção de conservação entendendo que a substância permanece a mesma, depois a
quantidade depis o líquido, seguida do peso e do volume. Por exemplo: conservações numéricas (a quantidade não muda mesmo que
modifique a disposição) e conservação de comprimento são também adquiridas no
final desta fase. A essência para a
escrita e a matemática está na CONSERVAÇÃO. As palavras tem uma forma de
escrever e os cálculos também seguem regras para isso é essencial à
CONSERVAÇÃO. As operações neste período são de caráter “concreto”, ou seja,
dependem em grande parte do conteúdo ao qual se aplicam, são ligadas ao
imediato, às experimentações e à particularidade das situações que se
apresentam. É EXATAMENTE NESTE FATO QUE RESIDE A DIFERENÇA ENTRE O PENSAMENTO OPERATÓRIO CONCRETO E O FORMAL.
Apesar das operações estarem estruturadas, elas nem sempre se aplicam a tood o
tipo de situação. Ou seja, a resposta que deveria estar claramente definida
para a criança nem sempre é a esperada, pois depende do conteúdo tratado. A
criança precisa ir adquirindo e construindo as noções (experiência das
garrafas com água, pré-operacionais não entendem a mudança de sentido das
garrafas deve ser acompanhada pelos líquidos, já o operatório formal entende e
desenha o líquido acompanhando o posicionamento das garrafas.)
SERIAÇÃO: classificação,
já entendem regiões, locais e tipos. Presente desde o período pré-operatório, a
capacidade de seriação passa por fases diversas, é construída durante um
período de vários anos sem apresentar relações significativas, depois estas relações
são construídas por ensaio e erro e finalmente em torno de 7 a 8 anos as
crianças empregam a estratégia de TRANSITIVIDADE. Ou seja, a de compreender que
se A é menor que B, B menor que C, então necessariamente A é menor do que C.
CLASSIFICAÇÕES: Ato
de agrupar objetos por similaridades (Piaget), desenvolve-se em três níveis: Primeiro Nível: as crianças
agrupam com base nas semelhanças (4/5 anos). Nesta fase, o critério pode variar
entre forma e cor etc. Segundo nível:
concentração na dimensão, ou critério. Agrupam por cor, por forma, etc.
Não há preocupação com a relação entre as coleções e subcoleções, ou entre
classe e subclasse. Ex. rosas são flores. Terceiro
Nível: Em torno dos 8 anos, as crianças conseguem entender as relações
entre coleções e subcoleções ou classes e subclasses. Ex. oferecer as crianças
um grupo de 22 contas de madeira, sendo 2 brancas e 20 marrons. Então
pergunta-se: Há mais contas de madeira ou marrons. As crianças do Primeiro Nível dirão marrons as
do Terceiro Nível dirão madeira
porque já são capazes de racionar sobre as classes e subclasses, ou seja, todas
as contas (marrons e brancas) são de madeira e pertencem a classe de madeira.
Estes conceitos de classificação e inclusão, seriação (ordem) e inclusão são
importantes para a formação do conceito de número. Para compreender o conceito
de “cinco” é preciso entender qual a posição (ordem) que ele ocupa em uma série
e, ao mesmo tempo entender que ele pertence a uma determinada classe.
INCLUSÕES DE CLASSES: A
criança estabelece relações entre classes dependendo da noção de conservação,
principalmente a de massa. Para compreender o sentido do mundo, o sujeito forma
categorias ou classes com elementos que frequentemente não são exatamente
iguais. Estabelece uma relação entre uma classe e uma subclasse = inclusão de
classes. Para isso é necessário abstrair as características não relevantes e
analisar as que aproximam os objetos. (“O cachorro pertence à classe de
animais, que rosas pertencem à classe de flores”. Para entender que o cachorro
pertence à classe de animais, que rosas pertencem à classe de flores, a criança
precisa destacar o que é próprio de cada uma das categorias em detrimento de
observações mais palpáveis. Aprender relações entre classes significa construir
toda uma lógica de na qual existe uma hierarquia e determinadas relações de
inclusão dentro desta hierarquia. O que caracteriza um cachorro como animal?
Qual a hierarquia geral e a particular que se estabelece nesta análise?
TEMPO E VELOCIDADE: A capacidade
de entender que existe uma relação entre o tempo e a distância percorrida, só
começa a adquirir significado em torno de 8 anos ou mais e são compreendidos
como tal aos 10 ou 12 anos, segundo a teoria estudada.
CONCLUSÃO,
A CRIANÇA PASSA DE UMA CONCEPÇÃO CENTRADA EM SI MESMA E NA SUA EXPERIÊNCIA NO
PRÉ-OPERATORIO PARA UMA DESCENTRAÇÃO, NA QUAL AS NOÇÕES VÃO FICANDO CADA VEZ
MAIS OBJETIVAS.
DESENVOLVIMENTO DA
LINGUAGEM: atingindo a fase do Operatório concreto
surgem noções importantes relacionadas à linguagem. São noções lidas
anteriormente: Noções de Tempo, Noções
de Espaço, Noções de Causa, Noções de Classificação, Noções
de Seriação.
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***ESTÁGIO OPERATÓRIO
FORMAL: Na teoria piagetiana é na adolescência que ele começa a
ser alcançado. As melhorias no processamento cognitivo e na memória elevam
qualitativamente o pensamento. Para Piaget o crescimento cognitivo só é
possível graças à combinação ou interação entre o ambiente mais rico em
experiências e a maturação cerebral ou neurológica. Capacidade Qualitativa: capaz de pensar na possibilidade e não
apenas na realidade. O Operatório Formal
parte da análise das possibilidades. Fantasia, especula, formula hipóteses e
depois se volta para a realidade. Operatório
Formal: referência imediata além da imaginação, hipóteses, criatividade não
viu mas pode existir, a partir do 7º ano ensinam álgebra, pois as crianças
conseguem entender a mistura de números e letras. Compreendem o processo
lógico. Mas a maioria só memoriza não assimila em nada útil na vida, pois a
informação não se tornou um conhecimento. O
adolescente pensa me opções e possibilidades. Enfim é capaz de planejar e
imaginar consequências resultantes da escolha do momento presente. Primeiro A possibilidade assume vida
própria. Segundo a lógica proposicional toma os
resultados das operações concretas e os modela sob a forma de proposições,
estabelecendo diferentes tipos de vínculos lógicos como implicação, conjunção,
identidade, disjunção, etc. O sujeito pode
lidar com todas as classes de problemas, raciocinar sobre presente, passado e
futuro, estabelecer conclusões de hipóteses com base em experiências passadas,
mas sem que tenha vivenciado as mesmas. Implica dizer que “está apto a pensar
sobre seus próprios pensamentos e sentimentos como se eles fossem objetos.” Ex.
‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’ um Operatório Concreto
entenderá dar longas explicações como a água bate e age sobre a pedra. O Operatório Formal interpretará o provérbio
no seu significado simbólico.
PROPRIEDADES ESTRUTURAIS DO
PENSAMENTO OPERATÓRIO FORMAL: HIPOTÉTICO-DEDUTIVO,
CIENTÍFICO-INDUTIVO e REFLEXIVO-ABSTRATO.
#Pensamento
Hipotético-dedutivo: é um raciocínio que transcende a
percepção e a memória e lida com objetos dos quais não temos conhecimento
direto, ou seja, objetos hipotéticos. Tira conclusões de hipóteses de premissas
e não de fatos, experimentos, observações que o sujeito tenha realmente
vivenciado ou verificado. Exemplo são problemas de matemáticas que exigem
dedução como: Se A é menor que B, e B menor que C; A é menor que C? Ele pode
tirar conclusões, ou aplicar a lógica do argumento, independente da verdade ou
da falsidade do seu conteúdo.
#”Pensamento” Raciocínio
cientifica – indutivo: este raciocínio é definido como o que
vai dos fatos específicos às conclusões gerais. Principio empregado pelos
cientistas. Para isso e necessário formular hipóteses, experimentar, controlar
variáveis, registrar efeitos para extrair conclusões sistemáticas dos
resultados. Estas variáveis são pensadas ao mesmo tempo, de modo coordenado e
podem levar a conclusões ou efeitos de algumas delas ou de todas, Piaget chamou
isso de Raciocínio combinatório.
#”Pensamento” Raciocínio
reflexivo-abstrato: O conhecimento tem dois níveis
diferenciados: o conhecimento físico e conhecimento lógico matemático. O
conhecimento físico resulta da manipulação dos objetos. É o conhecimento de
duas propriedades físicas como cor, volume, forma, peso, tamanho. O
conhecimento lógico-matemático é construído a partir das ações físicas ou
mentais sobre os objetos. O pensamento reflexivo (pensamento interno), parte de
um nível elementar (exemplo: conhecimento físico) para um nível mais alto,
através de uma reflexão interna, baseada no conhecimento disponível, ultrapassa
o observável e tem como resultado uma reorganização mental. Assim no nível
operacional forma, a reflexão exclusivamente interna pode gerar ou resultar em
um novo conhecimento, o que não aconteceu nos níveis anteriores.
CONTEÚDO DO PENSAMENTO
FORMAL: OPERAÇÕES PROPOSICIONAIS OU COMBINATÓRIAS -> 1- toda
proposição tem um dos dois valores: falso ou verdadeiro, excluindo-se qualquer
outro. Princípio do terceiro excluído. 2- Uma proposição não pode ser, ao mesmo
tempo, falsa e verdadeira. Principio da não contradição. ESQUEMAS OPERACIONAIS
FORMAIS -> Tem como base o desenvolvimento dos conceitos de proporção e
probabilidade. PROPORÇÃO-> São capazes de compreender o aumento no peso de
um lado da balança pode compensar o aumento na distância da colocação do peso
do outro lado.