Prof.a Dr.a
Tania Scuro Mendes
Descendemos
de Ardi, uma fêmea de 4,4 milhões de anos de idade, o mais antigo esqueleto de
hominídeo já encontrado (a montagem do esqueleto terminou em 1997).
A
seleção natural fez evoluir o "hardware" do cérebro, de tal maneira
que o "software" que o cérebro desenvolve (através do aprendizado que
se dá pela aprendizagem) possa ser eficaz. Esse aprendizado não altera
geneticamente o indivíduo, só passando para as gerações seguintes através de
alterações que implicam o próprio meio ambiente (alterações culturais, em nosso
caso).
Regulações
entre o organismo e o meio ambiente
Jean
Piaget - Biologia e Conhecimento (1967).
Busca
no organismo os fundamentos, epistemológicos de todos os fenômenos,
psicológicos, sociológicos e culturais, evitando o vitalismo e o reducionismo.
Filogênese
–
Estudo do desenvolvimento da espécie, tendo em vista o conjunto dos processos
evolutivos do ser, ou seja, o conjunto dos processos biológicos de
transformação que explicam as espécies e sua diversificação.
Ontogênese
–
Estudo do desenvolvimento do indivíduo, considerando o estudo do
desenvolvimento do ser vivo que começa na embriogênese, continua na idade
pós-natal até ao estado adulto.
O
homem não depende só do programa genético, mas, também, de fatores epigenéticos.
PIAGET invariantes funcionais presentes no
funcionamento cognitivo: ADAPTAÇÃO,
ORGANIZAÇÃO. O que é adaptado é organizado depois em sistemas coerentes no
cérebro do sujeito. O FUNCIONAMENTO É INVARIÁVEL
A ESTRUTURAÇÃO É VARIÁVEL. O meio pode abalar a
estrutura do sistema nervoso, mas não a sua organização – PLASTICIDADE.
FATORES DE
DESENVOLVIMENTO: MATURAÇÃO
(amadurecimento do sistema nervosos). EXPERIÊNCIA COM OBJETOS:
conhecimento físico e lógico-matemático (abstração reflexionante). INTERAÇÃO E TRANSMISSÃO SOCIAL. -
EQUILIBRAÇÃO (interna e auto-reguladora).
O desenvolvimento explica a aprendizagem.
INFLUÊNCIAS DO
MEIO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO
PROCESSO DE
MATURAÇÃO
Há uma
prematuridade e uma neutenia no ser humano. A evolução dotou um ser humano de
estruturas lentas que progressivamente completam os aspectos físicos e
comportamentais, fruto de uma interação entre a hereditariedade e o meio físico
e social.
Ex. A
cerebralização, além de ser um produto filogenético, é ela própria um processo
de maturação e de retardamento ontogenético.
Vantagens do
inacabamento: Permite desenvolver as capacidades de adaptação do ser humano, O
prolongamento da infância protege o homem e facilita a aprendizagem, O aprendido passa a ter lugar decisivo na
constituição do ser humano, Ocorre uma regressão dos instintos, evidenciando a
importância da cultura.
RELAÇÕES ENTRE
ONTOGÊNESE E FILOGÊNESE:
A ontogênese
recapitula a filogênese.
Consequências
da evolução filogenética no homem:
Posição vertical:
bipedismo – reorganização do corpo – coluna e membros
Desenvolvimento da
mão: evolução neuro-motora
Libertação
das mandíbulas – reorganização dos maxilares e dentadura
Aprendizagem de
comportamentos estáveis e hábitos
Desenvolvimento da
técnica como Instrumento de transformação do meio e especialização
Aquisição
da linguagem – meio de comunicação e de estruturação do espaço e do tempo
O polegar é o dedo mais importante dos hominídeos. É
completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição
evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os
quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor
sobreviverem. O polegar pode realizar uma rotação de 90º, ficando perpendicular
à palma da mão, enquanto que os outros dedos conseguem apenas um ângulo de 45º
aproximadamente.
O
descobrimento do fogo e as técnicas para
conservá-lo significaram a conquista de terras de clima frio e a
possibilidade de se afastar perigos e medos da noite, aumentando-se,
assim, a capacidade humana de abstração nas longas horas em torno do fogo,
quando surgem conseqüentemente a palavra e a arte.
A capacidade de
contar também leva o homem a fazer riscos nas pedras e nas paredes
rochosas numa fase pré-estética.
A lasca de pedra e
o galho da árvore, ou a própria mão nua, foram o instrumento lúdico de
atividade manual para satisfazer a natural tendência humana para o grafismo.
Paleolítico: Desenvolvimento gráfico e pictórico.
a)
Para caçar e
retalhar suas presas, permitindo a distribuição e transporte, houve um
grande aumento na necessidade de inventar e manufaturar novas armas e
ferramentas;
b)
Para um maior
sucesso na caçada passou a haver a necessidade de cooperação entre
vários machos, inclusive com a divisão de trabalho e responsabilidade, e
do desenvolvimento de técnicas mais refinadas de comunicação;
c)
O sucesso na caça
exigia planejamento, conhecimento dos movimentos das manadas, acúmulo
de informações (memória) para localização de fontes de água, para
acontecimentos estacionais e para os hábitos das várias espécies de presas, e
um cuidadoso controle dos competidores.
d)
As freqüentes
expedições prolongadas de caça, com a conseqüente ausência dos homens, passou a
obrigar ao estabelecimento de campos-base onde as mulheres e crianças podiam
ser deixadas sob os cuidados de guardas;
Não há dúvidas de que os prêmios de
caças bem sucedidas provocaram uma pressão seletiva forte para um cérebro
melhorado.
Paleolítico Superior: Confecção de instrumentos de marfim, ossos, madeira
e pedra. Ex.: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha. Há o
desenvolvimento da pintura e da escultura.
Neolítico - Idade da Pedra Polida: Cultivo de terras, Manutenção das manadas, Técnicas de tecer panos
Fabricação de
cerâmicas (artesanato), Construção das
primeiras moradias (dolmens), Desenvolvimento das primeiras instituições.
Ex.: família, Divisão de trabalho, Início do trabalho com metais.
O camponês
Neolítico não precisava mais ter os sentidos apurados do caçador Paleolítico e
seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.
A arte mudou, surgindo as representações
da vida coletiva. A estrutura de família dos hominídios primitivos favoreceu a
rápida evolução no tamanho do cérebro. Na estrutura da população social dos
hominídios primitivos, a posição de chefe do grupo, clã ou tribo não seria
herdada, mas adquirida por uma combinação de atributos, como liderança,
iniciativa, coragem na caça e na guerra com outros grupos, oratória e
habilidade na luta. Um dos aspectos mais significativos do comportamento
hominídio foi o aumento gradual do tempo dispendido para os cuidados à prole.
A sobrevivência do grupo dependia
essencialmente da sobrevivência da prole que, por sua vez, dependia da
qualidade e da intensidade de cuidados e de informações fornecidas pelos pais e
pelo grupo como um todo. O aumento do tamanho do cérebro induzido pela prática
de cuidado à prole requereu um aumento do período de desenvolvimento do filhote
e, conseqüentemente, um aumento do período durante o qual é necessário o
cuidado materno. Esse desenvolvimento reforça o valor seletivo do cuidado à
prole e provoca pressão seletiva mais intensa em favor de um aumento do cérebro
dos pais.
Articulação da
Palavra
A fala permitiu a
estrutura comunitária e transformou o homem em um organismo social. Mitos,
crenças, direitos comunais, Aumento do vocabulário e da memória. Planejamento, cooperação e divisão do
trabalho não teriam tido muita utilidade sem um sistema eficiente de
comunicação. A capacidade de falar é a característica humana mais típica, sendo
provável que tenha sido a invenção-chave que provocou o passo do hominídio para
o homem. A seleção natural, dentro dos grupos, passou a favorecer o
indivíduo com maior poder inventivo, previsão, liderança e, em muitos casos,
cooperação, e não a força bruta e o egoísmo.
Aqueles que davam uma maior contribuição para a harmonia e bem-estar do grupo poderiam, em conseqüência, se tornar ancestrais de um maior número de descendentes viventes. No organismo social, as qualidades éticas passaram a ser importantes componentes de adaptabilidade.
Desta forma, mais importante do que ser o mais forte era associar esta força à inteligência. Daí se tem uma pressão seletiva bastante forte para melhorar rapidamente o cérebro. Os fatores que favoreceram o rápido aumento do tamanho do cérebro subitamente perderam seu poder, ao atingir o nível de Homo sapiens, e o tamanho do cérebro se estabilizou. Aparentemente, houve um estágio na evolução humana em que os grupos melhor sucedidos cresceram tanto que a vantagem de fertilidade dos líderes se tornou mínima. Quanto maior fosse um grupo populacional, tanto menor seria a contribuição relativa dos genes de seu líder para o patrimônio gênico da geração seguinte e tanto mais protegido (biologicamente) estaria o indivíduo médio ou abaixo da média. Assim, nos grupos grandes, o sucesso reprodutivo não estaria mais correlacionado com a superioridade genética. Lei da Recapitulação: - Haeckel (1834 -1919) - O desenvolvimento dos vertebrados recapitula as etapas da evolução, ou seja, a repetição dos estágios da evolução, o que significa dizer que a ontogênese é determinada pela filogênese. Investigadores atuais, como Stephen Gould, dizem que a filogênese é determinada pela ontogênese.
Aqueles que davam uma maior contribuição para a harmonia e bem-estar do grupo poderiam, em conseqüência, se tornar ancestrais de um maior número de descendentes viventes. No organismo social, as qualidades éticas passaram a ser importantes componentes de adaptabilidade.
Desta forma, mais importante do que ser o mais forte era associar esta força à inteligência. Daí se tem uma pressão seletiva bastante forte para melhorar rapidamente o cérebro. Os fatores que favoreceram o rápido aumento do tamanho do cérebro subitamente perderam seu poder, ao atingir o nível de Homo sapiens, e o tamanho do cérebro se estabilizou. Aparentemente, houve um estágio na evolução humana em que os grupos melhor sucedidos cresceram tanto que a vantagem de fertilidade dos líderes se tornou mínima. Quanto maior fosse um grupo populacional, tanto menor seria a contribuição relativa dos genes de seu líder para o patrimônio gênico da geração seguinte e tanto mais protegido (biologicamente) estaria o indivíduo médio ou abaixo da média. Assim, nos grupos grandes, o sucesso reprodutivo não estaria mais correlacionado com a superioridade genética. Lei da Recapitulação: - Haeckel (1834 -1919) - O desenvolvimento dos vertebrados recapitula as etapas da evolução, ou seja, a repetição dos estágios da evolução, o que significa dizer que a ontogênese é determinada pela filogênese. Investigadores atuais, como Stephen Gould, dizem que a filogênese é determinada pela ontogênese.
AUTOPOIESE = do grego auto
“próprio”, poiein “fazer” É um termo cunhado na década de 70 pelos biólogos e
filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a
capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios ou auto-fazer-se. A
conservação da autopoiese e de adaptação de um ser vivo ao seu meio são
condições sistêmicas para a vida. Um sistema vivo como um sistema autônomo está
constantemente se autoproduzindo, autorregulando e sempre mantendo interações
com o meio, onde este apenas desencadeia no ser vivo mudanças determinadas em
sua própria estrutura e não por um agente externo. A vida é dinâmica: rearranjos; inter-conexões;
criatividade (criação). Ex. Novas estruturas cognitivas no tecido neuronal.
Maturana e Varela – Biologia da Cognição
Somos criadores e transformadores do nosso próprio
mundo interno. E ao conhecer, produzimos o mundo na medida em que nos
produzimos (autopoiese). Construímos o mundo em que vivemos durante as nossas
vidas. Por sua vez, ele também nos constrói ao longo dessa viagem comum. EX.
Interação na praia ou à margens de um rio. Nesse processo entram as outras
pessoas e os demais seres vivos – construção compartilhada.