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Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


sábado, 13 de fevereiro de 2016

DESENVOLVIMENTO HUMANO


             *  O estudo do desenvolvimento humano é baseado em como e porque o organismo humano cresce
                   e se modifica  no decorrer da vida.

                  Conceito de desenvolvimento:
                   o desenvolvimento refere-se a mudanças progressivas ao longo do tempo.
              *  Mudanças quantitativas: (volume- pode ser medido) ex. crescimento físico ou no vocabulário.
             *  mudanças qualitativas: (tipo) ex. compreensão moral ou adaptação social.

                  As mudanças do desenvolvimento são:
             * Ordenadas  - (porque ocorrem em uma seqüência ou série.
              * Direcionais – (acumulação ou organização de componentes. Cada mudança em seqüência
                  constrói-se sobre os resultados das mudanças anteriores.

               Definição de desenvolvimento: mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira
               ordenada e relativamente duradoura e afetam as estruturas físicas e neurológicas, os
               processos de pensamento, as  emoções, as formas de interação social e muitos outros
               comportamentos.

             Objetivos:  estudar o desenvolvimento é compreender as mudanças que aparentam ser universais,
              explicar as diferenças individuais e entender a forma como o comportamento das crianças é
                influenciado pelo contexto social.
·        Psicologia do desenvolvimento - estuda como os indivíduos mudam ao longo do tempo e os
      fatores que influenciam ou produzem mudanças.


O papel da herança e do meio no desenvolvimento



                       Inatistas: defendiam uma prefiguração do desenvolvimento psicológico no meio –
                       comportamento geneticamente determinado.

                       Ambientalistas:  reivindicam para o ambiente o peso da determinação do comportamento,
                         refutando a possibilidade de determinação genética.

                       Atualmente: é praticamente consensual que o comportamento e o desenvolvimento são                      
                        influenciados e determinados pelos aspectos genéticos e ambientais.

                       Enfoque etológico:  o que é inato nas crianças de hoje foi adquirido em algum momento da
                       filogênese, ficando gravado nos genes da espécie. (evolução da espécie).

                       * Muitos cientistas afirmam que não podemos separar ou dar pesos diferentes a fatores
                            biológicos e ambientais, pois ambos interagem desde o momento do nascimento ( e
                            provavelmente antes dele).
                         * Comportamento: Predisposição genética ou ambiente familiar?

                       * Controvérsias sobre o papel da genética e do ambiente no desenvolvimento -
                           Impacto das influências genéticas e ambientais sobre a inteligência, personalidade,

                            psicopatologia, etc.   
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