*  O estudo do desenvolvimento humano é baseado
em como e porque o organismo humano cresce
                 
 e se modifica  no decorrer da vida.
                  Conceito
de desenvolvimento:
                   o
desenvolvimento refere-se a mudanças progressivas ao longo do tempo.
              * 
Mudanças quantitativas: (volume- pode ser medido) ex. crescimento físico
ou no vocabulário.
             * 
mudanças qualitativas: (tipo) ex. compreensão moral ou adaptação social.
                  As
mudanças do desenvolvimento são:
             * Ordenadas
 - (porque ocorrem em uma seqüência
ou série.
              * Direcionais – (acumulação ou
organização de componentes. Cada mudança em seqüência
                
 constrói-se sobre os resultados
das mudanças anteriores.
               Definição
de desenvolvimento: mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira 
               ordenada e relativamente duradoura e afetam as
estruturas físicas e neurológicas, os 
               processos
de pensamento, as  emoções, as formas de
interação social e muitos outros 
               comportamentos.
             Objetivos:  estudar o desenvolvimento é compreender
as mudanças que aparentam ser universais,
              explicar
as diferenças individuais e entender a forma como o comportamento das crianças
é 
                influenciado
pelo contexto social. 
·       
Psicologia do
desenvolvimento - estuda como os indivíduos mudam ao longo do tempo e os 
      fatores
que influenciam ou produzem mudanças.
O papel da
herança e do meio no desenvolvimento
                       Inatistas: defendiam uma prefiguração
do desenvolvimento psicológico no meio –
                       comportamento
geneticamente determinado.
                       Ambientalistas:  reivindicam para o ambiente o peso da
determinação do comportamento,
                         refutando a
possibilidade de determinação genética.
                       Atualmente: é praticamente consensual
que o comportamento e o desenvolvimento são                      
                        influenciados e determinados pelos aspectos genéticos
e ambientais.
                       Enfoque etológico:  o que é inato nas crianças de hoje foi
adquirido em algum momento da
                       filogênese,
ficando gravado nos genes da espécie. (evolução da espécie).
                       *
Muitos cientistas afirmam que não podemos separar ou dar pesos diferentes a
fatores 
                            biológicos e ambientais,
pois ambos interagem desde o momento do nascimento ( e 
                            provavelmente antes
dele).
                         * Comportamento: Predisposição
genética ou ambiente familiar? 
                       *
Controvérsias sobre o papel da genética e do ambiente no desenvolvimento - 
                           Impacto das influências genéticas e
ambientais sobre a inteligência, personalidade, 
                            psicopatologia,
etc.