NOTA AOS LEITORES!

Sejam todos bem vindos!

Está é uma página suplementar do blogue Construindo História Hoje (http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com.br), estando a mesma vincula de modo factual ao blogue original e tendo as mesmas prerrogativas. As postagens apresentadas aqui podem conter conteúdo que expanda o universo dos estudos históricos para outras áreas e podendo ir além com abordagens variadas tão quantas o conteúdo. Deste modo distingui-a do blogue original que possuí seu foco unicamente nos estudos históricos.

Desde já grato pela atenção,


quarta-feira, 23 de março de 2016

Domingos Fernandes Calabar, uma breve biografia.


Para entendermos o drama de Calabar, temos de lembrar-se do contexto histórico.  Portugal e suas colônias estavam debaixo do domínio espanhol desde que Filipe II conquistara a coroa portuguesa em 1580. Com isso, ele pode afirmar com razão que no seu império o sol nunca se punha. Somente sessenta anos depois, em 1640, Portugal se livraria de Castela e constituiria de novo um reino independente sob o governo de D. João IV. Mas a história de Calabar se desenvolveu inteiramente no contexto do Brasil ibérico, quando, por algum tempo, não havia previsão de mudanças políticas. A história de Calabar é parte integrante do primeiro período da ocupação holandesa, a da resistência ibérica contra os conquistadores recém-chegados.

O domínio holandês do Nordeste durou quase um quarto de um século (1630-1654) e teve três períodos distintos. A primeira etapa abrange os anos da resistência ibérica e do crescimento do poderio neerlandês (1630-1636). O segundo período compreende a resignação lusa e o florescimento da colônia holandesa (1637-1644). A história de Calabar é parte integrante do primeiro período da ocupação holandesa, a da resistência ibérica contra os conquistadores recém-chegados.

Foi um militar brasileiro, nascido em Porto Calvo, Alagoas no ano de 1600 e faleceu em 1635. Seu pai era português e sua mãe negra. Mulato, católico, educado por jesuítas, prosperou, chegando a possuir três engenhos na capitania de Pernambuco. Foi um dos primeiros a se apresentar para a resistência aos holandeses, sendo ferido na defesa do Arraial de Bom Jesus, em 1630. Em 1632, não se sabe com exatidão porque, Calabar passou para o lado do invasor, quando os esforços deste estavam sendo frustrados. Grande conhecedor do terreno, sua colaboração mudou os rumos da luta, ampliando a penetração holandesa. Atingiu o posto de major do Exército holandês. Em 1635, chegando a Porto Calvo com reforços para o governador Picard, foi aprisionado, tratado como mais vil traidor e enforcado por traição. Seu corpo foi esquartejado e exposto para servir de exemplo.

Os holandeses prestaram honras fúnebres àquele a quem efetivamente deviam grande parte de seu sucesso. Dois anos depois, em 1637, chegaria ao Brasil o príncipe Maurício de Nassau.

Referências:

Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1998. pg.1047.

Página Longo Alcance. Disponível em: <http://www.longoalcance.com.br/brecife/calabar/calabar1.htm > acessada em 26 de outubro de 2015 às 23h30min.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...