INATISMO – As possibilidades de aprender, de descobrir, de
compreender são inerentes ao homem desde o nascimento.
A maneira de agir,
sentir e interagir já está praticamente pronta desde a concepção, sendo que
poucas mudanças nesse potencial deverão ocorrer ao longo da vida da pessoa.
S → O
O sujeito aproxima-se do objeto de conhecimento
físico e social e o apreende com seus próprios meios. O desenvolvimento do
conhecimento humano não depende de ações exteriores, pois tais ações apenas
facilitam a emergência de conhecimentos e qualidades presentes na pessoa.
PEDAGOGIA – atenção às motivações, necessidades,
interesses e aos momentos específicos de desenvolvimento dos alunos,
considerando processos auto-avaliativos.
Ex. Pedagogia Não Diretiva – Humanismo de Carl Rogers
AMBIENTALISMO – O homem, ao nascer, é uma espécie
de tábula rasa, pois desenvolve seus conhecimentos, características e
valores a partir e em decorrência daquilo que está presente ou disponível no
meio físico e social em
que vive. Assim , a experiência é o meio através do qual o
homem aproxima-se do conhecimento e constitui sua forma de ser, sentir e agir.
S ← O
O objeto é dado a priori,
apresentando-se com suas características ao sujeito que, diante dele, reage de
formas que podem ser previstas e controladas. As reações deste são observáveis
e passíveis de mensuração. Fatores internos não são negados, mas considerados
desnecessários para explicar a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
PEDAGOGIA – possibilidade de extinguir ou diminuir
comportamentos considerados inadequados
e de reforçar comportamentos desejáveis, desde que certos estímulos
sejam propostos e/ou outros sejam retirados do ambiente.
Ex.: PEDAGOGIA DIRETIVA – Ciência do Comportamento de Skinner
INTERACIONISMO – Existe uma relação entre o
sujeito e o objeto, de modo que um constitui o outro. O sujeito, ao interagir
com o meio físico e social, busca explicá-lo. Fatores maturacionais e os
advindos do meio são fundamentais para o desenvolvimento humano. As
possibilidades de aprender, compreender, descobrir, sentir são ampliadas ao
longo da vida do sujeito, em função e em decorrência das interações que ele
estabelece com o meio e com sua cultura.
S ↔ O
Um sujeito que interage com o objeto de
conhecimento, com outro sujeito e com o ambiente físico modifica a si mesmo, ao
outro e ao meio físico, alterando também o conhecimento que tem de si, do outro
e do meio físico.
PEDAGOGIA – Importância da cultura vigente, da
aprendizagem que se realiza nas interações, da construção e reconstrução do
conhecimento, da participação e responsabilidade construída na cooperação.
Ex.: Epistemologia Genética de Jean Piaget; sociointeracionismo
de Wallon; abordagem histórico-cultural de Vygotsky.